Saiba a distância ideal entre o sofá e sua TV para uma melhor visualização


Veja como instalar de acordo com o tamanho de sua televisão



Altura da TV deve estar na mesma altura dos seus olhos (Fotos: Shutterstock)
Altura da TV deve estar na mesma altura dos seus olhos (Fotos: Shutterstock)
A TV é um dos objetos mais importantes na hora de decorar, principalmente, a sala de uma casa. Mas, você sabia que existe uma distância ideal entre o sofá e a tela? De nada adianta ter uma TV enorme se sua sala for pequena. Isso só irá trazer malefícios a sua visão.
Na opinião da arquiteta Pricila Dalzochio, todo projeto de sala depende da necessidade e do desejo do cliente. Mas a questão da distância deve ser observada, sempre. “Se a TV for muito grande, o sofá tem que estar bem distante. Por exemplo, uma TV de 42’’, o ideal é o sofá estar distante em torno de 3 metros da TV”, orienta.
Para as pessoas que querem ter a TV mais próxima à visão, o padrão para uma boa distância gira em torno de 90 cm e 1,10 m. Mas, segundo a arquiteta, o que deve ser observado, também, é a altura do espectador sentado no sofá. A altura da TV deve ser exatamente a mesma altura dos olhos da pessoa.
Distância incorreta pode acarretar problemas na visão e também na visualização da sua TV
Distância incorreta pode acarretar problemas na visão e também na visualização da sua TV
E o suporte, onde instalar a TV? Existem muitas possibilidades, como racks, suportes fixados na parede ou suspensa em um eixo. Além disso, é interessante pensar na luminosidade do ambiente. Um local com pouca entrada de sol deixa a visualização muito melhor.
“Eu sempre indico para meus clientes o suporte de parede articulado, pois ele permite um giro de 180 graus na TV e, também, permite o manuseio do aparelho para mexer na fiação na parte de trás”, diz Pricila.
No quarto – Tem gente que tem o costume de assistir televisão no próprio dormitório, ao invés de ficar na sala. Como as pessoas ficam deitadas, geralmente, também existe distância e posicionamento ideias para uma boa visualização da tela.
“O ideal é bem em frente a cama e com uma altura que pode ser visualizada deitada com a pessoa olhando para cima, em torno de 1,50 m”, afirma a arquiteta.
No caso de impossibilidade de colocar logo à sua frente, pode-se também instalar o aparelho ao lado da cama, que também é muito usual. Dessa forma, a pessoa assiste televisão deitada de lado.
A última opção é no alto, próximo ao teto. Essa prática não deve ser levada em consideração para salas. Mas, para quartos, não há problema, já que o ângulo de visão da pessoa deitada é próximo ao teto e, além disso, fica confortável para o espectador.
Confira abaixo a distância ideal entre o sofá e a televisão, de acordo com o número de polegadas.
TV

Fonte zap

Comentários