RM tem 4 cidades entre as 100 mais desenvolvidas do Brasil


RM tem 4 cidades entre as 100 mais desenvolvidas do Brasil

 Vista geral de Jacareí
flávio pereira/15abr2010
Taubaté aparece como a 21ª colocada do ranking; Guaratinguetá, São José dos Campos e Jacareí também integram grupo
Chico Pereira
São José dos Campos

Pesquisa realizada pelo sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) revela que quatro municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte --Taubaté, Guaratinguetá, São José dos Campos e Jacareí-- estão entre as 100 cidades do país com maior Índice de Desenvolvimento Municipal.
O melhor colocado no ranking é Taubaté, que ocupa o 21° lugar no país e o 20° no Estado de São Paulo, com índice de 0,90.
A seguir aparece Guaratinguetá, que é o 64° colocado no Brasil e 48° no Estado, com índice de 0,87.
São José dos Campos ocupa a 73ª posição no ranking nacional e a 56ª no Estado.
Jacareí ocupa o 85° colocado no país e 65° no Estado.
Pelos dados, Caraguatatuba é outra cidade que se destaca no ranking estadual. O município ocupa a 90ª posição.
Já no ranking nacional, o município aparece em 128° lugar, segundo a pesquisa.

Cálculo. Os dados da edição deste ano da pesquisa do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) consideram informações referentes ao ano-base de 2010.
Os critérios estabelecem quatro categorias: baixo desenvolvimento (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1).
Os parâmetros analisados são emprego e renda, educação e saúde, com base em dados de estatísticas oficiais divulgadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
O gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, avalia que a RMVale é uma das que se destacam no interior paulista.
“O Vale do Paraíba apresenta indicadores altos de desenvolvimento. Na comparação dos três índices que formam o IFDM, os dados relativos aos municípios dessa região são bastante positivos”, afirmou o especialista.
Segundo ele, variações podem ocorrer, com queda de posição no ranking, mas a RMVale é “altamente desenvolvida se comparada com outras localidades do país”

Análise.O secretário de Desenvolvimento e Inovação de Taubaté, José Anthero Pereira Júnior, afirmou que o bom desempenho da cidade é resultado de um conjunto de fatores.
“O município recebeu muitos investimentos nos últimos anos, tanto públicos como privados”, disse.
“A pesquisa comprova que Jacareí tem se mantido em uma curva ascendente. Considerando que os dados são referentes a 2010 e que há grandes investimentos que estão sendo feitos, temos boas perspectivas de que esse índice melhore ainda mais”, afirmou, em nota, o prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota (PT).
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, José de Mello Corrêa, o município merece singular atenção, uma vez que desde o início da série manteve-se em crescimento a cada ano no ranking.
Na contramão, a pesquisa mostra que São José do Barreiro é o penúltimo colocado no Estado, com índice de 0,611. Canas aparece na 643ª posição, com índice de 0,617, Monteiro Lobato no 638° lugar, com índice de 0,648 e Potim, em 635° lugar, com 0,650.

Clique aqui e conheça o Índice Firjan

SAIBA MAIS
Índice Firjan
Mede o desenvolvimento dos municípios de todo o país

Cálculo
O cálculo é feito a partir de dados públicos oficiais, disponibilizados pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Base de dados
São considerados dados relativos a emprego e renda, educação e saúde

Os maiores da RM

Quatro municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte estão entre os de mais alto desenvolvimento no país

Municípios
São as cidades de Taubaté, Guaratinguetá e São José dos Campos

Ranking
Taubaté é o melhor avaliado, com índice de 0,90. A cidade ocupa o 21° posto no ranking nacional e 20° no ranking do Estado de São Paulo

São José

O município de São José dos Campos alcançou índice de 086 e ocupa a 56ª posição no ranking estadual e 73ª no ranking nacional

Os menores
Os municípios de São José do Barreiro, Canas, Natividade da Serra, Monteiro Lobato e Potim estão entre os que alcançaram menor índice no Estado

último
São José do Barreiro ficou em penúltimo lugar, com índice de 0,611 e ocupa a 644° posição no Estado

Gestão Fiscal

O sistema Firjan também divulgou o IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal)

Estudo
O estudo avalia indicadores da gestão pública composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida

Desempenho
Caraguatatuba foi o município da RMVale que melhor desempenho obteve com índice de 0,91. Ocupa o 6° lugar no ranking nacional e o 4° no rakning estadual

COMPARAÇÃO

Estudo da FGV aponta pior desempenho
São José dos Campos

A Fundação Getúlio Vargas divulgou ontem Índice Social de Desenvolvimento dos Municípios de todo o país, que aponta que São José dos Campos é a cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte melhor posicionada no ranking.
De acordo com os dados, São José alcançou índice de 5,90 e ocupa a 233ª posição no ranking nacional.
Taubaté é a segunda melhor posicionada, com índice de 5,89 e está em 256° lugar na lista nacional.
A seguir, aparecem Jacareí, com índice de 5,88 e no 272° lugar no ranking, Piquete, com índice de 5,83 e 356ª lugar e Guaratinguetá, com índice de 5,82 n o 360° posto do país.
O estudo da FGV é baseado em cinco dimensões (Habitação, Renda, Trabalho, Educação, Saúde/Segurança) e analisa o desempenho de todos os municípios e os classifica destacando as performances em cada uma das vertentes.

Base. Segundo a FGV, o indicador foi calculado a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ministério da Saúde e da Educação. O indicador proposto foi calculado e divulgado para todos os 5.565 municípios existentes do país em 2010.
Quanto maior for a nota do município, maior é o seu desenvolvimento.
Os municípios da RMVale com pior desempenho são Redenção da Serra, com índice de 4,84 e no 2.475° lugar no ranking nacional, seguido por São José do Barreiro, com índice de 4,67 e no 2.756° posto e Natividade da Serra, com índice de 4,66 e no 2.760° lugar do ranking nacional.

OUTROS DADOS
Caraguá é destaque em gestão fiscal
Caraguatatuba é a cidade da RMVale que melhor desempenho obteve no Índice Firjan de Gestão Fiscal, com o índice de 0,91. O município ocupa o 6° posto no ranking nacional e o 4° no Estado. Já Taubaté não obteve bom desempenho. Alcançou média de 0,65 e é 1.251° colocado no país e (221° no Estado). Jacareí obteve o 24º melhor desempenho do Brasil e São José, o 42º.
Clique aqui e conheça o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios feito pela FGV
Fonte: o vale

Comentários